quarta-feira, 5 de novembro de 2008

A América para os americanos

Por Julianne Longo

O senador democrata Barak Obama, conquistou na madrugada desta quarta-feira, o cargo mais alto no governo dos EUA, tornando-se o primeiro presidente negro.


Obama fez seu primeiro discurso, agradecendo aos seu companheiros, sua mulher e nova primeira-dama, Michelle e também lembrou de uma senhora negra de 106 anos que nasceu após o final da escravidão e não podia votar, citando que "chegamos tão longe, vimos tanto e ainda há muito por ser feito."


Filho de um queniano e mãe afro-americana, nasceu no Havaí em 1961. É o terceiro senador negro da história dos Estados Unidos pós-29.


Defendeu pessoas como homossexuais, muçulmanos, idosos e negros e afirmou saber que terá de gerar "novos empregos, novas escolhas e que a estrada será longa, a subida íngrime, mas vamos chegar lá."


Obama também recebeu ligações e felicitações de líderes, governantes e até de seu rival, John McCain. Inclusive o atual presidente George Bush o comprimentou e prometeu ajudá-lo.


As eleições e sua vitória foram acompanhadas por aproximadamente um milhão de pessoas, que estavam dentro ou fora do Grant Park, em Chicago.

Nenhum comentário: